sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Um blog "rival": Tubo de Ensaio

Infelizmente alguns dos líderes religiosos mais populares no Brasil tratam a ciência como inimiga. Quase sempre por medo de que a ciência seja uma ameaça para a fé e para a religião (talvez o único ponto de concordância entre os ateus e os fundamentalistas religiosos).

Aqui em Curitiba existe um feliz exemplo que mostra o contrário desse comportamento anti-científico. Um jornalista da Gazeta do Povo mantém o blog Tubo de Ensaio, que explora de maneira inteligente a relação entre ciência e religião (sempre defendendo que as duas coisas não são antagônicas).

Os textos publicados no blog tentam derrubar “mitos anti-religiosos” ou comentam sobre acontecimentos relacionados à ciência. Um site interessante para conhecer argumentos “do outro lado” sem ter que ler sobre eventos místicos e surreais.


Sobre o conflito ciência X religião, o astrônomo Carl Sagan escreveu algo interessante no livro “Pálido ponto azul”:

“Como é possível que praticamente nenhuma religião importante tenha olhado para a ciência e concluído: “Isso é melhor do que imaginávamos! O universo é muito maior do que disseram nossos profetas, mas grandioso, mais sutil, mais elegante”? Em vez disso, dizem: “Não, não, não! Meu deus é um deus pequenininho, e quero que ele continue assim”.”

Nenhum comentário: